2015: ANO DE DESAFIOS E OPORTUNIDADES

2015: Ano de Desafios e Oportunidades

Membros e convidados do clube de infraestrutura do GRI se reuniram no dia 04 de março de 2015 na cidade do Rio de Janeiro, a convite da Prefeitura da cidade e da Rio Negócios. Em meio a desaceleração econômica, inflação e crise no setor, os líderes debateram alternativas de financiamento de projetos e soluções para entraves.

Uma das questões levantadas por Marcelo Haddad (Rio Negócios) no evento foi o financiamento para obras de infraestrutura, seja para entregar o que está em andamento, seja para empreendimentos recentemente licitados ou entregues à iniciativa privada por meio de concessão ou PPP.

Os presentes apontaram como alternativas nesse sentido o mercado de capitais e financiamentos ligados a fundos de pensão ou equity de investidores institucionais. Contudo, ressaltaram a necessidade de haver regras claras em relação a regulação e retorno sobre investimentos para que as concessionárias busquem essas opções em alternativa ao BNDES.

Durante o encontro, os líderes presentes indicaram barreiras ligadas a licenciamento ambiental e desapropriações que comprometem o desempenho do setor. Também aproveitaram para elencar soluções que dependem do envolvimento tanto do poder público quanto do capital privado.

No final do evento, a conclusão foi de que, mesmo em um 2015 desafiador, investimentos a médio e longo prazos em infraestrutura de transportes, energia, saneamento, mobilidade e outros modais são promissores no Brasil. Prova disso é a entrada de novos investidores institucionais e fundos internacionais no país com o foco nos segmentos de infraestrutura. A visão dos participantes, em resumo, é: será um ano de desafios, mas com certeza de muitas oportunidades.

Entre membros e convidados, estavam presentes: Carlos Baldi (VLT Rio), Carlos Cunha (Supervia), Eduardo Miras (Morgan Stanley), Frederico Porto (Brazilian Securities – Grupo Pan), Gustavo Guerra (Odebrecht Transport), Hamilton Amadeo (AEGEA Saneamento), Igor Silva (Modal), Jorge Nobre (FUNCEF), Jose Magela (EIG Global Energy Partners), Leonardo Vianna (Grupo CCR), Petronio Braz Jr (Construtora Queiroz Galvão), Renato Melo (Odebrecht Transport), entre outros.

Pedro Nicolau

Pedro Nicolau

Global Head of Infrastructure & Portfolio Director for India

+55 (19) 3203-0645

[email protected]
Pedro Nicolau
+55 (19) 3203-0645
Global Head of Infrastructure & Portfolio Director for India
GRI Club
Sobre:

Pedro Nicolau é head global de Infraestrutura do GRI Club, que reúne os principais players desse setor e também do imobiliário em mais de 20 países. Comanda toda a plataforma de conferências e atividades exclusivas a membros atuantes nos segmentos de infraestrutura em todo o mundo. É também gestor da divisão do clube voltada ao ramo imobiliário na Índia.  

Profissional multicultural, tem uma extensa rede de relacionamentos globais e uma ampla experiência nas indústrias de infraestrutura de transportes, mobilidade, saneamento e eventos. É graduado em Relações Internacionais pela Unesp.

Monday to Friday - 8:30 a.m. to 6:00 p.m.
Send message
X
Privacy policy and how we use cookies
We use cookies to give you the best experience on our website.
By continuing we'll assume you're on board with our privacy police
Accept and hide this message