Advisory Board Meeting 2015

Visão Geral

O GRI realizou em 23/04 a primeira reunião de seu Advisory Board de Infraestrutura, seguida de um encontro com demais membros e alguns convidados. O encontro teve muito espaço para networking e um debate realista sobre a conjuntura do País e do setor.

A reunião aconteceu na sede do GRUPO CCR. Participaram, além do anfitrião Leonardo Vianna (CCR), Carlos Parcias Jr (CPFL),Hamilton Amadeo (AEGEA), Jorge Nobre (Funcef), Julio Fontana (Cosan Logística e ALL), Marcos Almeida (Brookfield) e Petrônio Braz Jr (Queiroz Galvão), todos membros do board, além de um convidado especial, Fernando Lohmann, da Macquarie Infrastructure and Real Assets.

O encontro com demais membros, na sequência, agregou também: Andre Han (Hyundai Rotem), Cheryl Hanway (IFC), Felipe Plasencia (Arteris), Gesner Oliveira (GO Associados), Gustavo Loyola (Tendências Consultoria Integrada e membro do board), João Robert Coas (Desenvix Energias Renováveis), Marcelo Fedak (Blackstone), Miguel Noronha (Barbosa Mello Part.), Shogo Takeda (Mitisubishi Corp.) e Wolfgang Schwerdtle (GIC), entre outros.

Os empresários percebem um cenário bastante complicado. Mesmo assim, há uma dose de otimismo, que transparece ao demonstrarem confiança de que as turbulências provoquem transformações necessárias e abram oportunidades de negócios.

"Não se trata da pior crise brasileira nos últimos 25 anos, mas será um período difícil porque existe uma convergência de problemas a serem resolvidos. Estamos em uma situação semelhante à de um doente que padece ao mesmo tempo da enfermidade e dos efeitos colaterais provocados pelos remédios para combatê-la", ilustrou Gustavo Loyola, sócio da Tendências Consultoria e ex-presidente do Banco Central.

Ele traduziu, assim, a opinião de grande parte dos participantes. Convidados a participar de uma pesquisa de opinião proposta pelo GRI, 64% disseram reconhecer o momento como ruim, mas não acreditar que seja o pior dos últimos 25 anos.

Oportunidades de Negócios

Os participantes do encontro do GRI debateram algumas oportunidades. Vários indicaram que os departamentos focados em M&A de suas empresas atuam a pleno vapor neste momento. Uma das possibilidades com que trabalham é que, por conta dos desdobramentos da Operação Lava Jato, companhias investigadas precisem se desfazer de parte de seus ativos, notadamente relacionados a energia e transportes, criando chances para transações importantes.

Alguns dos presentes também revelaram preferência por negócios em segmentos que sofram menor ingerência pública, como saneamento. E existem os que apostam alto no ramo de geração de energia em razão de mudanças no perfil dos agentes e pressão sobre o caixa dos players.

"Não quero ser otimista demais e não sou, mas a história mostra que não há nada melhor do que uma crise para gerar reação do sistema político brasileiro. Podemos especular que esta crise leve o governo a repensar algumas políticas - por exemplo, para o setor elétrico e também óleo e gás, provocando uma revisão do modelo do pré-sal. O governo tem mostrado alguma capacidade de reação a crises. Isso, sem dúvida, pode gerar oportunidades", acrescentou Loyola.

Pedro Nicolau

Pedro Nicolau

Global Head of Infrastructure & Portfolio Director for India

+55 (19) 3203-0645

[email protected]
Pedro Nicolau
+55 (19) 3203-0645
Global Head of Infrastructure & Portfolio Director for India
GRI Club
Sobre:

Pedro Nicolau é head global de Infraestrutura do GRI Club, que reúne os principais players desse setor e também do imobiliário em mais de 20 países. Comanda toda a plataforma de conferências e atividades exclusivas a membros atuantes nos segmentos de infraestrutura em todo o mundo. É também gestor da divisão do clube voltada ao ramo imobiliário na Índia.  

Profissional multicultural, tem uma extensa rede de relacionamentos globais e uma ampla experiência nas indústrias de infraestrutura de transportes, mobilidade, saneamento e eventos. É graduado em Relações Internacionais pela Unesp.

Monday to Friday - 8:30 a.m. to 6:00 p.m.
Send message
X
Privacy policy and how we use cookies
We use cookies to give you the best experience on our website.
By continuing we'll assume you're on board with our privacy police
Accept and hide this message