Club MeetingSão Paulo, 12 de abril

Mobilidade Urbana (Modelagem de Projetos & Autoridade Metropolitana)

Como traçar um bom plano frente aos desafios existentes?

Os desafios da mobilidade urbana no Brasil e as possíveis soluções frente ao atual cenário estiveram no centro das discussões do club meeting do GRI Club Infra, realizado no último dia 12 de abril, em São Paulo.

Participaram como convidados especiais Clodoaldo Pelissioni, secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, e Rodrigo Vieira, titular da pasta no Estado do Rio de Janeiro.

O encontro contou com duas discussões: a primeira sobre modelagem de projetos, moderada por Eduardo Carvalhaes Neto, do escritório BMA - Barbosa, Müssnich, Aragão; e a segunda, sobre a instituição de autoridades metropolitanas, mediada por Ana Cândida de Mello Carvalho, advogada do TozziniFreire.

O momento foi oportuno para que os secretários compartilhassem detalhes sobre o pipeline de projetos e sua evolução em seus respectivos estados, além de abordarem desafios comuns como fraudes na bilhetagem, integração de modais e trocassem experiências sobre a geração de receitas acessórias a partir da exploração das áreas adjacentes aos terminais e estações.

As lideranças do setor privado, por sua vez, trouxeram à discussão mecanismos que possam fortalecer os contratos, como uma melhor alocação de responsabilidades e riscos dos projetos entre poder público e privado.

Os participantes foram unânimes quanto à importância da estruturação de entidades metropolitanas aptas a realizar o planejamento, gestão e integração dos sistemas de mobilidade nos grandes centros urbanos. Destacou-se a necessidade da autonomia financeira e do reconhecimento de tais autoridades pelo Estatuto das Cidades e pelas administrações municipais.

Estiveram presentes mais de 40 dos principais players do setor, como Leonardo Vianna (CCR Mobilidade), Harald Zwetkoff (ViaQuatro), Felipe Rezende (Pátria Investimentos), Renato Proença (PREVI), Gregoire Gauthier (Banco Mundial), Daniel Rizzotti de Oliveira (Carioca Engenharia), Carlos José Souza (Andrade Gutierrez), Guilherme  Galego (Banco Santander), entre outros.

Rodrigo Vieira
Secretário de Estado de Transportes
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Brazil
Segmento: Government
Biografia:

Com 20 anos de carreira, Rodrigo Vieira possui experiência profissional em coordenação e desenvolvimento de projetos, empreendedorismo, negociação e gestão pública. Possui MBA Executivo com ênfase em Marketing (IBMEC), MBA em Empreendedorismo e Gestão de Novos Negócios (FGV) e, ainda, graduação em Comunicação Social pela PUC-RJ. No período de 2007 a 2015, atuou como assessor e, posteriormente, como subsecretário de Proj. Especiais da Secretaria de Estado da Casa Civil. Foi também presidente da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (SUDERJ), autarquia vinculada à Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJE), responsável pela gestão dos equipamentos esportivos do Estado do Rio de Janeiro.

Clodoaldo Pelissioni
Secretário
Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos
Brazil
Biografia:
Clodoaldo Pelissioni é graduado em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP); pós-graduado em Formação de Governantes pela Universidade de São Paulo (USP); possui Curso de Especialização para Graduados em Análise e Organização de Empresas, pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi Superintendente da CDHU; Assessor Administrativo do PRODAM; Membro do Comitê Gestor da Agência de Desenvolvimento do Município de São Paulo; Diretor Financeiro da Imprensa Oficial de São Paulo; Superintendente do DER de São Paulo; Secretário de Estado de Logística e Transportes; e atual Secretário de Estado de Transportes Metropolitanos.
Timetable

Quinta-Feira, 12 de abril

08:00 - 08:30 Credenciamento


08:30 - 09:30 Discussão 1 - Modelagem de Projetos


09:30 - 10:00 Coffee Break


10:00 -11:00 Discussão 2 - Autoridade Metropolitana

 

Registration

A adesão é por convite e reservada exclusivamente para investidores, credores e desenvolvedores *.

Os indivíduos qualificados (C / Director Level) que acreditam que poderiam se beneficiar de fazer parte de uma comunidade global deste tipo são bem-vindos para mais detalhes. Se quiser saber como se tornar um membro do clube, entre em contato com a Moises Cona.

* Uma indulgência é dada àqueles que estão fora desta categoria até um limite máximo de 10% do Clube.

Moisés Cona

Moisés Cona

Institutional Affairs Director, Infrastructure

+55 11 2888-2311

+55 11 96695-6107

[email protected]
Moisés Cona
+55 11 2888-2311 / +55 11 96695-6107
Institutional Affairs Director, Infrastructure
GRI Club

Industry Partner

Global Infrastructure Hub
Global Infrastructure Hub

Eventos Relacionados
Monday to Friday - 8:30 a.m. to 6:00 p.m.
Send message
X
Privacy policy and how we use cookies
We use cookies to give you the best experience on our website.
By continuing we'll assume you're on board with our privacy police
Accept and hide this message