Club MeetingSão Paulo, 13 de novembro

Financiamento de energia: alternativas de crédito para projetos no mercado livre e de geração distribuída

Soluções de financiamento de energia em análise no GRI Club Infra

O GRI Club Infra realizou na última terça-feira, 13 de novembro, um club meeting dedicado a discutir as perspectivas de desenvolvimento e alternativas de crédito para projetos no mercado livre e de geração distribuída.

Mantendo sua proposta de prover debates profundos a respeito dos principais temas da agenda de infraestrutura, o GRI trouxe para o encontro os special guests Carla Primavera, superintendente de Energia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Amilcar Guerreiro, diretor de estudos de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), e Ricardo Takemitsu Simabuku, superintendente adjunto de Regulação Econômica da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A moderação foi realizada por Rodrigo Pedroso, CEO da Pacto Energia.

Entre os pontos analisados no encontro, estiveram o papel de bancos institucionais na alavancagem financeira destes projetos de geração, as soluções do BNDES já implantadas e outras em análise para fomentar o financiamento ao segmento e o mix de instrumentos financeiros atualmente compatíveis com as particularidades do setor.

Em uma análise sobre o cenário atual e perspectivas, o representante da EPE ressaltou o movimento de renovação da matriz energética e de transformação do setor, com ênfase na expansão do mercado livre, inclusive para consumidores de baixa tensão.

Do ponto de vista regulatório, Ricardo Takemitsu abordou o entendimento da Aneel a respeito das cobranças de tarifas monômia e binômia, modelos de precificação de energia, além de questões como separação entre lastro e energia e dolarização.

Participaram do club meeting cerca de 45 players do setor de infraestrutura, como Alberto Zoffmann (XP Investimentos), Fernando Amato (PEC Energia), Giovanni Fernandes (Santander), Ivan Copin (Trina Solar), Leandro Kenji (Total Eren), Luiz Giacomini (Banco do Brasil), Marcio Almeida (Energimp), Nicolas Pinto Linné (BREnergia Renovável), Raphael Eckmann (Athon Energia), Ricardo Costa (GDSolar), Rodrigo Rocha (Vinci Partners) e Thatyanne Gasparotto (Climate Bonds Initiative), entre outros.

Infra Brazil GRI 2018

As alternativas de financiamento para projetos de energia e de outros segmentos de infraestrutura serão amplamente discutidos durante o Infra Brazil GRI 2018, principal encontro nacional do GRI para este setor, programado para os dias 05 e 06 de dezembro em São Paulo.

Serão as mais de 20 discussões focadas em temas de máxima relevância para esta indústria, envolvendo os principais líderes do setor e representantes públicos.

Carla Primavera
Superintendente de Energia
BNDES
Brazil
Segmento: Development Bank
Biography:
Carla Gaspar Primavera é Superintendente da Área de Energia do BNDES, responsável por liderar equipes que estruturam financiamentos a projetos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como pela representação institucional da referida área junto a instituições públicas e privadas. Funcionária de carreira do BNDES desde 2000, tem experiência em liderar equipes jurídicas do BNDES para análise de aspectos regulatórios, contratuais, societários, financeiros e ambientais dos projetos, sempre tendo em vista atingir os objetivos do crédito de longo prazo de forma sustentável. É advogada pela UERJ, com MBA em Direito da Economia da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas.
Ricardo Takemitsu Simabuku
Superintendente Adjunto Reg. Economica
ANEEL
Biografia:

Engenheiro Eletricista pela Escola Politécnica da USP (1986), com Especialização em Gestão Pública pela ENAP (2016). É da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. No setor privado atuou em empresas de engenharia e automação industrial em projetos nas áreas hidrelétrica, petroquímica, de bebidas e alimentos, de mineração e sucroalcooleira. Atuou na ANEEL de 2002 a 2006 na Superintendência de Regulação dos Serviços de Geração, no MME de 2006 a 2008 no Departamento de Combustíveis Renováveis e, desde 2008 até atualmente está na ANEEL, no cargo de Superintendente Adjunto de Regulação Econômica e Estudos do Mercado.

Amilcar Guerreiro
Diretor de Estudos de Energia Elétrica
Empresa de Pesquisa Energética
Brazil
Biografia:
Bacharel em Engenharia de Produção (UFRJ), pós-graduado em Planejamento Energético (COPPE) e Engenharia Econômica (UERJ). Ex-Secretário de Energia do MME, integrou a equipe que elaborou a proposta do novo modelo institucional do setor elétrico. É ex-coordenador brasileiro do Grupo de Energia do Mercosul e ex-Gerente-Executivo do Programa de Conservação de Energia Elétrica, com atuação intensa durante o racionamento (2001-2002). Exerceu diversos cargos de gerência em Furnas e na Eletrobras. Foi membro do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal de diversas concessionárias de energia elétrica e do CEPEL. Atuou como professor convidado em cursos de MBA da FGV e do IBMEC, entre outros.
Advisory Board Members
Andre ClarkAndre ClarkPresident and CEOSiemens no Brasil
Bruno WerneckBruno WerneckPartnerMattos Filho
Cassio Viana de JesusCassio Viana de JesusSuperintendente Nacional de Fundos EspeciaisCaixa Econômica Federal - BRAZIL
Dênio CidreiraDênio CidreiraPresidentFonte Nova Negócios e Participações
Guilherme CaixetaGuilherme CaixetaVice President - Infrastructure GroupGIC
Hector Gomez AngHector Gomez AngCountry Head BrazilInternational Finance Corporation
José Guilherme SouzaJosé Guilherme SouzaSenior Partner – Infrastructure Investing Vinci Partners
Leonardo ViannaLeonardo ViannaCEOGrupo CCR
Marcos AlmeidaMarcos AlmeidaManaging PartnerBrookfield Infraestructure Group
Renato SucupiraRenato Sucupira Presidente BF Capital
Reynaldo FilhoReynaldo FilhoCEOISA CTEEP
Sylvia CoutinhoSylvia CoutinhoCEO - UBS Group, BrazilUBS
Andre Clark
President and CEO
Siemens no Brasil
Brazil
Segmento: Investor and Technology Supplier
Biography:
André Clark began his career in the Pulp&Paper industry in 1995. He has 17 years of experience in Energy, Oil&Gas, Manufacturing, Logistics and Infrastructure areas. He was CEO of Acciona for Brazil, Bolivia, Uruguay and Paraguay. Now, Mr Clark is the President and CEO of Siemens Brazil, since November, 1st. He holds Bachelor’s Degree in Chemical Engineering from Universidade de São Paulo (USP) and MBA in Finance and Operations Management from New York University Stern School of Business.
Bruno Werneck
Partner
São Paulo | Brasil
Segmento: Law firm
Biography:

Sócio da prática de infraestrutura do escritório de advocacia Mattos Filho na cidade de São Paulo. Atua no desenvolvimento de projetos de infraestrutura e plantas industriais e em operações de M&A, JVs etc. nos setores de infraestrutura, energia, O&G e mineração; também em concessões e PPP, inclusive na preparação de PMIs e negociação com autoridades públicas e na negociação de contratos de construção e de fornecimento. Se formou pela USP e obteve seu LLM em Direito pela Columbia. Já realizou estudos para  a OCED, BID e ABOL. É reconhecido pelo Chambers and Partners e pelo IFLR como um dos melhores advogados da área de infraestrutura no Brasil.

Cassio Viana de Jesus
Superintendente Nacional de Fundos Especiais
São Paulo | Brasil
Segmento: Bank Lender / CMBS
Biografia:

Mr. Cassio Viana the Head of Alternative Investments, responsible for Private Equity, Infrastructure Funds, Real Estate Funds and FIDCs – Receivable Funds. Prior that, Mr. Viana was the head of infrastructure funds and structured credit funds at CAIXA, responding as fund manager. His academic background includes a BA in Management - Focus - International Trade at the Universidade Presbiteriana Mackenzie, and a MBA in Financial Economics and a Master Degree in Economics from the Fundação Getúlio Vargas.

Dênio Cidreira
President
Fonte Nova Negócios e Participações
Brazil
Segmento: Social Infrastructure Operator
Biography:
Licenciatura em Engenharia Química pela UFBa 1988. Estudou MBA na FGV (São Paulo) e Cranfield (Inglaterra) entre 2003 e 2005 também participou do Curso de Liderança de Inovação de Produto na Harvard Business School em 2009. Desde 2002 trabalhando no Grupo
Guilherme Caixeta
Vice President - Infrastructure Group
Brazil
Segmento: Sovereign Wealth Fund
Biography:
Guilherme Caixeta é vice-presididente de Infraestrutura do GIC, responsável por coordenar investimentos em infraestrutura na América Latina. Antes, trabalhou na Patria Infrastructure como Investment officer (diretor) e como CEO/CFO de empresas de investimento. Previamente, atuou na Votorantim Novos Negócios e no Boston Consulting Group. É engenheiro mecânico formado pelo ITA e tem MBA pela Kellogg School of Management.
Hector Gomez Ang
Country Head Brazil
International Finance Corporation
Biography:
Hector Gomez Ang é o Country Manager para o Brasil da International Finance Corporation (IFC) responsável pelas atividades de investimento e assessoria no Brasil. Com 20 anos de carreira desenvolvida em mercado financeiro e negócios globais sua experiência
José Guilherme Souza
//www.vincipartners.com/
Senior Partner – Infrastructure Investing
Biografia:

Mr. Souza is a founding partner and member of Vinci Partners' Private Equity team Prior to joining Vinci Partners, he worked for Banco Pactual as co-manager of FIP Brasil Energia. He was a management consultant for Stern Stewart & Co., and previously, he had five years of experience in equity sales and trading with Citigroup Asset Management and Banco Graphus. Mr. Souza holds a bachelor's degree in Electrical Engineering from Escola Federal de Engenharia de Itajubá and a MBA from University of Rochester, New York (Beta Gamma Sigma award)

Leonardo Vianna
CEO
Brazil
Segmento: Infrastructure Concession Group
Biography:
Leonardo Vianna has a degree in civil engenieering from FUMEC - Fundação Mineira de Eduação e Cultura and a law degree from UNIP – Universidade Paulista. Participated in major road engineering projects as Ring Road - Anel Rodoviário de Belo Horizonte (MG), highway - Rodovia dos Bandeirantes (SP), railroad - Ferrovia do Aço (MG) and railroad - Ferrovia dos Carajás (PA) in Brazil and Expressway Nº1 in Iraq. He took part in the implementation of the highway concession Rodovia Presidente Dutra (SP-RJ) from its inception until 2002 when he was appointed CCR’S New Business Officer, position he holds ultil now, responsible for the acquisition of assets and participation in the bidding for new opportunities aiming the growth of the CCR Group.
Marcos Almeida
Managing Partner
São Paulo | Canadá
Segmento: Asset/ Fund / Investment Manager (REIM)
Biografia:

Marcos Almeida joined Brookfield Asset Management in 2003. He is a Managing Partner and the head of Brookfield Infrastructure in Brazil. Marcos has over 20 years of experience in private equity and corporate finance. His transaction experience includes hydro power plants, timber, telecom and transmission lines, toll roads, railways and Ports. Marcos has also raised private equity funds in Brazil, Peru and Colombia. Mr Almeida is a board member at Arteris, the biggest toll road company in Brazil by kilomters, VLI, a railway logistics company with over 8.000 km of railways and Vespucio Norte, an urban toll road in Santiago (Chile).

Renato Sucupira
Presidente
São Paulo | Brasil
Segmento: Financial Services
Biography:

Engenheiro civil (UFRJ), MBA-Finanças Corporativas (FGV-RJ). No BNDES entre 1986 e 2004 teve como principal atuação a de Diretor do BNDES-Exim, desenvolvendo operações de mais de 10 bilhões de dólares, destaque para as da Embraer e da hidrelétrica de Três Gargantas (China). Nos últimos anos, na iniciativa privada, vem atuando concentrado em infraestrutura e principalmente em operações de PPP. Hoje lidera a BF Capital, uma assessoria financeira independente, com participação em mais de: 68 projetos de infraestrutura e 48 PPPs/Concessões, além de mais de R$14 bi em financiamentos estruturados.

Reynaldo Filho
CEO
ISA CTEEP
Brazil
Segmento: Energy Transmission
Biography:
Has a PhD and a Bachelor’s degree in Economics from the Universidade de São Paulo and a Bachelor´s degree in Law from the Pontifícia Universidade Católica, São Paulo. He has more than 15 years’ experience in Corporate Finance with outstanding contributions to the public and private sector. Since 2013, he is president of ISA CTEEP, a company in which he also led the Financial and Investor Relations Department.
Sylvia Coutinho
CEO - UBS Group, Brazil
UBS
Timetable

Terça-Feira, 13 de novembro

08h00 - 08h30 | Registro & Welcome Coffee


08h30 - 11h00 | Discussão

Melissa Dalla Rosa

Melissa Dalla Rosa

Head of Infrastructure Latam

+55 (19) 3203-0645

[email protected]
Melissa Dalla Rosa
+55 (19) 3203-0645
Head of Infrastructure Latam
GRI Club
Biografia:

Melissa Dalla Rosa é Diretora de Infraestrutura e atua principalmente na expansão do GRI Club Infra na América Latina. Graduada em Comunicação Social – Relações Públicas pela Unisinos (RS), Pós-graduada Publicidade Institucional, Comunicação Multimídia e Organização de Eventos pela Universidade de Florença – Itália, onde viveu por sete anos, está concluindo um MBA em Gestão do Agronegócio pela ESALQ/USP. Possui mais de 10 anos de experiência na área de relações públicas e eventos.

Related events
Monday to Friday - 8:30 a.m. to 6:00 p.m.
Send message
X
Privacy policy and how we use cookies
We use cookies to give you the best experience on our website.
By continuing we'll assume you're on board with our privacy police
Accept and hide this message