PPPs Estaduais e Municipais

Visão Geral

PPPs Estaduais e Municipais como alternativa para incentivar investimentos em Infraestrutura

Cerca de 30 líderes do mercado de infraestrutura e do setor público se reuniram em São Paulo na manhã do dia 25 de agosto para uma reunião que debateu um tema central: o atual contexto e o futuro das Parcerias Público-Privadas no Brasil. No encontro promovido pelo GRI Club Infra, os participantes avaliaram pontos críticos a serem enfrentados para uma maior avanço da modalidade e também compartilharam cases de sucesso nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Participaram membros do GRI Club Infra como Antonio Gobbo (Queiroz Galvão), Denio Cidreira (Odebrecht Properties), Hamilton Amadeo (AEGEA), Nadia Elisabet Scharen-Guivel (BID) e Paulo Andre (ViaBahia), além de convidados a exemplo de Elton Anjos (Sec . de Planejamento e Coord. Geral do PR), Flavio Faria (PPP de MG), Karla Bertocco (Sec . de Gov. do Estado de SP), Marco Barcelos (SP Negócios) e Tomás de Paula (CPP).

A avaliação geral do debate é de que sobretudo os municípios ainda enfrentam muitas dificuldades para implementar PPPs. Via de regra, faltam pessoal qualificado e bons projetos na esfera pública. Outras dificuldades advêm do baixo limite ao endividamento público, do acesso restrito ao mercado financeiro internacional – agravado pela redução dos recursos disponibilizados pelo BNDES –, da necessidade de oferta de garantias de peso e de ainda não existir uma cultura de PPPs plenamente disseminada no País.

Frente a esse quadro, foram apontadas sugestões como flexibilizar projetos cuja viabilização via PPP não acarrete aumento de dívida pública, buscar uma maior aproximação com a academia e criar mecanismos multilaterais para partilhamento de risco cambial em caso de funding internacional. Também se defendeu uma atuação federal mais consistente, que poderia se dar, por exemplo, por meio da constituição de um fundo garantidor que os variados entes da federação pudessem usar.

Pedro Nicolau

Pedro Nicolau

Global Head of Infrastructure & Portfolio Director for India

+55 (19) 3203-0645

[email protected]
Pedro Nicolau
+55 (19) 3203-0645
Global Head of Infrastructure & Portfolio Director for India
GRI Club
Sobre:

Pedro Nicolau é head global de Infraestrutura do GRI Club, que reúne os principais players desse setor e também do imobiliário em mais de 20 países. Comanda toda a plataforma de conferências e atividades exclusivas a membros atuantes nos segmentos de infraestrutura em todo o mundo. É também gestor da divisão do clube voltada ao ramo imobiliário na Índia.  

Profissional multicultural, tem uma extensa rede de relacionamentos globais e uma ampla experiência nas indústrias de infraestrutura de transportes, mobilidade, saneamento e eventos. É graduado em Relações Internacionais pela Unesp.

Monday to Friday - 8:30 a.m. to 6:00 p.m.
Send message
X
Privacy policy and how we use cookies
We use cookies to give you the best experience on our website.
By continuing we'll assume you're on board with our privacy police
Accept and hide this message